A GSK e a Save the Children lançam prémio de um milhão de dólares norte-americanos para descobrir inovações de cuidados de saúde que reduzam a morte infantil

LONDON, United-Kingdom, June 27, 2013/African Press Organization (APO)/ — O Healthcare Innovation Award (Prémio de Inovação em Cuidados de Saúde) é a primeira iniciativa conjunta anunciada após o lançamento de uma nova e ambiciosa parceria entre a GSK (http://www.gsk.com) e a Save the Children, que visa salvar a vida de um milhão das crianças mais pobres do mundo.

Logo GSK: http://www.photos.apo-opa.com/plog-content/images/apo/logos/glaxosmithkline.jpg

Photo: http://www.photos.apo-opa.com/plog-content/images/apo/photos/health-innovation-award-4.jpg

A GSK e a Save the Children lançaram hoje o Healthcare Innovation Award, no valor de um milhão de dólares norte-americanos, para identificar e recompensar as inovações em cuidados de saúde que tenham comprovadamente tido êxito na redução da morte infantil nos países em vias de desenvolvimento.

Entre 27 de junho e 26 de agosto, organizações espalhadas por todos os países em desenvolvimento podem nomear exemplos de abordagens inovadoras em cuidados de saúde que tenham descoberto ou implementado. É necessário que estas abordagens tenham resultado em melhorias tangíveis nas taxas de sobrevivência de crianças com idade inferior a 5 anos, que sejam sustentáveis e que tenham o potencial de ser aplicadas em larga escala e reproduzidas.

Co-presidido por Sir Andrew Witty, Diretor Executivo da GSK, e Justin Forsyth, Diretor Executivo da Save the Children, o júri, composto por especialistas nas áreas da saúde pública e ciências e por académicos, atribuirá 250 mil dólares norte-americanos à melhor inovação em cuidados de saúde para que seja desenvolvido ainda mais o seu trabalho. Um valor adicional de 750 mil dólares norte-americanos será disponibilizado para os prémios seguintes.

O prémio também proporcionará uma plataforma para as organizações vencedoras apresentarem as suas inovações e partilharem informações com aqueles interessados em melhorar os cuidados de saúde para que adaptem e reproduzam intervenções bem-sucedidas e criem mudanças mais positivas para as crianças no seu próprio país e noutros locais.

Embora se tenham feito bons progressos nos últimos anos, 6,9 milhões de crianças de todo o mundo ainda morrem a cada ano com idade inferior a cinco anos. Muito frequentemente, estas crianças encontram-se nas comunidades mais remotas e marginalizadas e, no sentido de levar cuidados de saúde que salvam vidas a estas crianças tão difíceis de alcançar, são necessárias ideias e abordagens novas e ambiciosas. O Healthcare Innovation Award da GSK e da Save the Children visa descobrir e incentivar a reprodução dos melhores e mais inovadores exemplos de cuidados de saúde para que tenham o maior impacto possível em crianças vulneráveis.

Sir Andrew Witty, Diretor Executivo da GSK afirmou: “Muitas vezes, as melhores soluções para um dado desafio surgem daqueles que vivem e trabalham mais próximo do mesmo. Reconhecemos este facto e estamos empenhados em apoiar aquelas pessoas que trabalham nos países mais pobres do mundo para melhorar os resultados de saúde. Este prémio vai identificar as ideias mais eficazes colocadas em prática nos países em vias de desenvolvimento e, ao proporcionar o muito desejado financiamento, vai permitir que essas inovações sejam aplicadas em larga escala para reduzir a morte infantil e que inspirem outras pessoas durante esse processo.”

Justin Forsyth, Diretor Executivo da Save the Children no Reino Unido afirmou: “Acreditamos que podemos ser a geração que vai impedir que as crianças morram de causas evitáveis – mas isso só poderá acontecer se trabalharmos em parceria e encontrarmos novas formas inovadoras de chegar às crianças mais difíceis de alcançar. Através do Healthcare Innovation Award da GSK e da Save the Children, podemos identificar e apoiar novos e emocionantes exemplos de inovação dos países emergentes e em vias de desenvolvimento, para podermos salvar as vidas de mais crianças.”

O impacto de inovações simples e de baixo custo pode ser ilustrado através do exemplo do Kangaroo Mother Care, que comprovadamente reduziu o número de mortes de bebés nos países em vias de desenvolvimento. Desenvolvido originalmente pelo pediatra colombiano Edgar Rey, o Kangaroo Mother Care é uma técnica simples que promove o contacto cutâneo precoce entre as mães e os seus recém-nascidos prematuros. As mães funcionam como incubadoras humanas, mantendo os bebés quentes e regulando o seu ritmo cardíaco.

Atualmente, é muito usado pela Save the Children e por muitas outras organizações no mundo inteiro.

O Healthcare Innovation Award é a primeira iniciativa conjunta a ser anunciada após o lançamento da nova e ambiciosa parceria entre a GSK e a Save the Children em maio deste ano, que pretende salvar a vida de um milhão de crianças ao longo dos próximos cinco anos. Um dos aspetos mais singulares desta parceria é o ênfase colocado no trabalho em conjunto para maximizar as inovações e procurar resolver a mortalidade das crianças com idade inferior a 5 anos. Por exemplo, a Save the Children irá ajudar a GSK a investigar e desenvolver medicamentos “amigos das crianças” e terá assento no novo conselho de P&D pediátrico para acelerar o progresso de intervenções inovadoras e capazes de salvar a vida das crianças com idade inferior a cinco anos, bem como para identificar formas de garantir o acesso mais amplo possível nos países em vias de desenvolvimento.

Reconhecendo que a inovação pode assumir muitas formas e feitios, os critérios para a inscrição são abrangentes e podem incluir abordagens que se centram em qualquer aspeto dos cuidados de saúde, incluindo ciências, nutrição, investigação, formação ou trabalho em parceria.

Poderá encontrar mais detalhes sobre o processo e critérios de avaliação online em http://www.innocentive.com/ar/challenge/9933399. As inscrições terminam em 26 de agosto às 23h59 (GMT). Os vencedores serão anunciados em novembro de 2013.

Distributed by the African Press Organization on behalf of GlaxoSmithKline (GSK).

Notas para os Editores:

As nomeações devem:

1) Ser oriundas de um país classificado como de rendimento “baixo”, “médio-baixo” ou “médio-alto” pelo Banco Mundial (http://data.worldbank.org/country), e não pertencer à União Europeia (http://europa.eu/about-eu/countries/index_en.htm). Os países classificados como sendo de “rendimento elevado” pelo Banco Mundial ou que pertençam à União Europeia não são elegíveis

2) Vir de uma organização localizada num país elegível, com uma inovação utilizada para benefício das pessoas num país elegível

Healthcare Innovation Award da GSK e da Save the Children – Membros Externos do Júri

(Por ordem alfabética)

Dr. Abbas Bhuiyan

• Diretor Executivo Interino do International Centre for Diarrhoeal Disease Research (Centro Internacional para a Investigação da Doença Diarreica), uma instituição internacional de investigação na área da saúde situada em Daca, no Bangladesh.

Joe Cerrell

• Diretor do Gabinete Europeu da Fundação Gates e atualmente exercendo a função de membro do conselho de diversas organizações, incluindo a Campanha ONE, UNITAID e a Iniciativa Global Clinton.

Lorde Nigel Crisp

• Membro independente da Casa dos Lordes, trabalha sobretudo com desenvolvimento internacional e saúde global. Lorde Crisp foi Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde britânico entre 2000 e 2006 e é Secretário Permanente do Ministério da Saúde do Reino Unido.

Professor Joy Lawn

• Professor universitário de Saúde Materna, Reprodutiva e Infantil e Diretor do Centro MARCH na London School of Hygiene and Tropical Medicine

Professor Alejandro Madrigal

• Originário do México, o Professor Madrigal é Diretor Científico da Anthony Nolan e Presidente do Grupo Europeu de Transplante de Sangue e Medula (EBMT)

Professor Oyewale Tomori

• Professor universitário de Virologia e Presidente da Academia Nigeriana de Ciências, o Professor Tomori é Membro do Corpo Diretivo do Colégio Real de Patologistas do Reino Unido e conselheiro sobre virologia em inúmeros comités da Organização Mundial de Saúde.

Sobre a GlaxoSmithKline:

A GlaxoSmithKline (http://www.gsk.com), uma das principais empresas farmacêuticas e de cuidados de saúde do mundo, baseada em investigação científica – está empenhada em melhorar a qualidade da vida humana permitindo que as pessoas façam mais, se sintam melhor e vivam mais tempo. Para mais informações, visite http://www.gsk.com

Sobre a Save the Children:

A Save the Children trabalha em mais de 120 países. Salvamos a vida das crianças. Lutamos pelos seus direitos. Ajudamo-las a realizar o seu potencial. http://www.savethechildren.org.uk

Powered by WPeMatico

Share
This entry was posted in African News. Bookmark the permalink.

Leave a Reply