A Parceria "Scaling Seeds and Technologies" Acelera o Progresso para Reduzir a Fome e Pobreza em África

DAKAR, Sénégal, July 2, 2013/African Press Organization (APO)/ — Hoje, a USAID e a Aliança para uma Revolução Verde em África (AGRA) (http://www.agra.org) anunciaram a Parceria “Scaling Seeds and Technologies”, uma parceria de três anos no valor de 47 milhões de dólares, destinada a acelerar o acesso de pequenos agricultores a tecnologias agrícolas transformadoras. A Parceria funcionará em quatro países no âmbito da Nova Aliança para a Segurança Alimentar e Nutricional do G8 — Etiópia, Gana, Moçambique e Tanzânia — onde ajudará os governos a reforçar os seus setores de sementes e a promover a comercialização, distribuição e adoção de sementes melhoradas e outras tecnologias fundamentais. A Parceria visa aumentar a produção de sementes de alta qualidade em 45% em três anos e assegurar que 40% mais agricultores têm acesso a tecnologias agrícolas inovadoras.

Logo: http://www.photos.apo-opa.com/plog-content/images/apo/logos/agra.jpg

Photo AGRA President, Jane Karuku: http://www.photos.apo-opa.com/index.php?level=picture&id=197

Aquando do lançamento da Nova Aliança, o Presidente Obama e outras personalidades comprometeram-se a otimizar o potencial transformador da tecnologia ao aplicar a inovação à escala. Para o conseguir, comprometeram-se com uma série de ações facilitadoras para promover a adoção de tecnologias agrícolas: o estabelecimento de metas de produção que apoiam os objetivos agrícolas definidos pelo país, identificando inovações essenciais que possam ajudar os agricultores a atingir essas metas, o domínio das tecnologias da comunicação e da informação para apoiar o crescimento agrícola e a promoção de reformas de políticas para melhorar o ambiente facilitador do investimento na agricultura que retirará milhões de pessoas da pobreza.

A Parceria “Scaling Seeds and Technologies” ajudará a concretizar estes compromissos da Nova Aliança. Ao fortalecer os setores das sementes e dos investimentos, os esforços da Parceria otimizarão o potencial tremendo da tecnologia para estimular o crescimento agrícola em África, o que por sua vez pode catalisar o crescimento económico em geral, aumentar os rendimentos dos pequenos agricultores e reduzir a fome, a pobreza e a subnutrição nas crianças. Estes benefícios também permitirão aos governos parceiros cumprir as prioridades agrícolas determinadas pelo país durante o processo do Plano Abrangente de Desenvolvimento Agrícola de África (CAADP).

”A Parceria “Scaling Seeds and Technologies” ajudará a fortalecer os setores das sementes, incluindo os sistemas regulamentares, e criar novas empresas locais de sementes, garantindo que as tecnologias revolucionárias alcançam e melhoram as vidas de milhões de pequenos proprietários,” afirmou o Administrador da USAID Rajiv Shah. “Os Estados Unidos continuarão a apoiar este e outros esforços da Nova Aliança através da iniciativa “Feed the Future”, a iniciativa global de segurança alimentar e nutricional do Presidente Obama.”

“Vimos grandes progressos no desenvolvimento de sementes e outras tecnologias agrícolas nos últimos anos. Extremamente importante, estas são sementes que são adequadas ao solo, ao clima e às necessidades de África, constituindo por isso uma enorme promessa para os pequenos agricultores africanos. A AGRA tem vindo a trabalhar com os nossos parceiros em todo o continente: já fornecemos 57 000 toneladas de sementes e lançámos mais de 300 variedades melhoradas de sementes. Esta parceria com a USAID irá permitir-nos ampliar este trabalho e assegurar que até mesmo os agricultores mais pequenos conseguem beneficiar com estas tecnologias extraordinárias”, afirmou Jane Karuku, Presidente da AGRA.

Ao ajudar os agricultores africanos a ter acesso a sementes melhoradas, investimentos e tecnologias complementares, a Parceria “Scaling Seeds and Technologies” ajuda a impulsionar a produtividade agrícola, a segurança alimentar e o crescimento económico na África subsariana. Para dar início à sua nova função de coordenação, a Parceria “Scaling Seeds and Technologies” realizou esta semana um workshop inaugural em Nairobi, no Quénia, onde representantes da USAID e da AGRA se reuniram com parceiros do governo, de investigação, doadores e do setor privado sobre as estratégias de coordenação e colaboração. Estas discussões marcam o primeiro de uma série de diálogos aprofundados, a nível nacional, sobre a forma como aumentar o acesso dos agricultores às inovações agrícolas nos países da Nova Aliança.

Distribué par l’Organisation de la Presse Africaine pour l’Alliance pour une révolution verte en Afrique (AGRA).

Sobre a USAID: a Agência Norte-americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID) é uma agência independente que proporciona assistência económica, humanitária e de desenvolvimento em todo o mundo como forma de apoio às metas de política externa dos Estados Unidos. Conforme exposto na Estratégia de Segurança Nacional do Presidente, o trabalho da USAID para o desenvolvimento reúne diplomacia e defesa como uma das três peças fundamentais do aparelho de política externa do país. A USAID promove a paz e a estabilidade ao defender o crescimento económico, a proteção à saúde humana, a prestação de assistência humanitária de emergência e a melhoria da democracia nos países em vias de desenvolvimento. Estes esforços para melhorar as vidas de milhões de pessoas por todo o mundo representam os valores americanos e promovem os interesses americanos pela paz e prosperidade. www.usaid.gov.

Sobre a Aliança para uma Revolução Verde em África (AGRA): a AGRA (http://www.agra.org) é uma parceria dinâmica que trabalha por todo o continente africano para ajudar milhões de pequenos agricultores e respetivas famílias a saírem da pobreza e da fome. Os programas da AGRA desenvolvem soluções práticas para impulsionar de forma significativa a produtividade das quintas e os rendimentos para os pobres ao mesmo tempo que salvaguarda o ambiente. A AGRA defende políticas que apoiam o seu trabalho em todos os principais aspetos da cadeia de valor da agricultura africana, desde as sementes, saúde dos solos e água aos mercados e à formação agrícola. Com o apoio da Fundação Rockefeller, da Fundação Bill & Melinda Gates, da USAID, do Departamento para o Desenvolvimento Internacional do Reino Unido e de outros doadores, a AGRA trabalha por toda a África subsariana e mantém delegações em Nairobi, no Quénia e em Acra, no Gana. www.agra.org.

Sobre a “Feed the Future”: a “Feed the Future” é a iniciativa global de segurança alimentar e nutricional do governo dos EUA. Com a ênfase colocada nos pequenos agricultores, em particular mulheres, a “Feed the Future” apoia os países parceiros no desenvolvimento dos seus setores agrícolas para estimular o crescimento económico e o comércio que aumentam o rendimento e reduzem a fome, a pobreza e a subnutrição. Mais informações em: www.feedthefuture.gov

Sobre a Nova Aliança para a Segurança Alimentar e Nutricional: anunciada pelo Presidente Obama na Cimeira dos G8 de 2012, em Camp David, a Nova Aliança inclui agora 9 países membros: Benim, Burkina Faso, Costa do Marfim, Etiópia, Gana, Malawi, Moçambique, Nigéria e Tanzânia. O Senegal está nomeado para se juntar à Nova Aliança no outono de 2013. Nestes países, a Nova Aliança faz corresponder a reformas regulamentares orientadas para o mercado mais de 3,75 mil milhões de dólares em compromissos do setor privado na agricultura.

O povo americano, através da Agência Norte-americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID), fornece ajuda económica e humanitária em todo o mundo há mais de 50 anos.

Para mais informações sobre a USAID e os seus programas, visite www.usaid.gov

Contactos com a Imprensa:

Gabinete de Imprensa da USAID

Telefone: +1-202-712-4320

E-mail: USAIDPressOfficers@usaid.gov

Powered by WPeMatico

Share
This entry was posted in African News. Bookmark the permalink.

Leave a Reply