O presidente Goodluck Jonathan abre o caminho ao investimento chinês na Nigéria

LAGOS, Nigeria, July 12, 2013/African Press Organization (APO)/ — O líder empresarial e filantropo africano, Tony O. Elumelu (http://www.heirsholdings.com), junta-se ao presidente Goodluck Jonathan como parte de uma delegação de altíssima influência que acompanha o líder nigeriano na sua visita de estado à China de 11 a 12 de julho de 2013.

Photo Tony Elumelu: http://www.photos.apo-opa.com/plog-content/images/apo/photos/tony-elumelu.jpg

Logo: http://www.photos.apo-opa.com/plog-content/images/apo/logos/heirs-holdings.jpg

A visita, que irá incluir uma reunião com o presidente da China Xi Jinping, terá o Sr. Elumelu e outros líderes empresariais, incluindo Folorunso Alakija, Femi Otedola e Oba Otudeko, em representação dos interesses empresariais da Nigéria, sublinhando o compromisso do presidente Jonathan em maximizar o setor privado para fomentar o desenvolvimento, o comércio e as ligações de investimento entre a China e África.

Num discurso realizado no fórum de investimento, que atraiu mais de 700 potenciais investidores, os congéneres nigerianos e vários governadores, bem como os Ministros do Comércio e Investimento, Aviação e Energia, o presidente Jonathan afirmou:

“A Nigéria é hoje como a China era há 20 anos – está a entrar numa fase de elevado crescimento. A economia é propícia ao envolvimento do setor privado; oferecemos os melhores incentivos e criámos as estruturas certas para reduzirmos o custo da entrada na Nigéria. Tudo isto para encorajar a participação do setor privado na Nigéria.”

Elumelu, Presidente da Heirs Holdings, a empresa de investimento privado pan-africana, comentou ainda: “A relação entre a China e África tem sido historicamente caraterizada por um paradigma governo-para-governo. No entanto, a liderança da Nigéria – e de cada vez mais países africanos – está a abraçar a abordagem do Africapitalismo, no qual o setor privado lidera o crescimento transformacional. A presença da China em África é importante, mas gostaríamos que o envolvimento fosse mais inclusivo quanto ao setor privado de modo a garantir uma trajetória de desenvolvimento sustentável para o continente.”

O apelo de Elumelu segue o ímpeto do governo chinês para minimizar a sua função na sua própria economia e reformar as empresas públicas, que ainda são dominantes. No entanto, as empresas do setor privado estão a contribuir cada vez mais para o crescimento do PIB da China e o governo chinês está a criar políticas que permitam o florescimento desta tendência.

“Globalmente, existem evidências fortes de que o setor privado é fundamental para impulsionar o crescimento económico de um país e a China está a reconhecer essa tendência ao nível local”, afirmou Elumelu. “Esperamos que a visita oficial do presidente Jonathan marque o início de uma abordagem orientada para o setor privado para as relações bilaterais entre a China e África. O ónus está agora em nós, líderes empresariais africanos, para garantirmos que as futuras relações atraiam e concretizem oportunidades para o setor privado.”

De acordo com a OCDE, o comércio entre a China e a Nigéria alcançou quase os 18 mil milhões de dólares em 2010, praticamente dez vezes mais do que há uma década.

Durante a visita, o Sr. Elumelu reuniu-se com destacados investidores e empresários chineses para dar a conhecer os vários projetos estratégicos em desenvolvimento na Nigéria e as oportunidades de investimento que apresentam.

Distributed by the African Press Organization on behalf of Heirs Holdings.

Acerca da Heirs Holdings

A Heirs Holdings (http://www.heirsholdings.com) é uma empresa de investimento privado pan-africana que fomenta o desenvolvimento de África. Somos investidores ativos de longo prazo, especializados na construção de empresas e resultados corporativos. Temos como objetivo transformar as empresas em que investimos, fazendo com que se desenvolvam e perdurem. Investimos em África com vista a criar valor para os seus acionistas e parceiros, e criar prosperidade económica e riqueza social para o continente. Os nossos investimentos em energia, serviços financeiros, petróleo e gás, imobiliário e hospitalidade, empresas agrícolas e cuidados de saúde estão a ajudar a construir economias, criar emprego, fomentar a prosperidade e, em última instância, transformar as vidas dos africanos comuns em África.

Para mais informações:

Moky Makura

Heirs Holdings

E-mail: moky.makura@heirsholdings.com

Telefone: +234-1-277-4641

Powered by WPeMatico

Share
This entry was posted in African News. Bookmark the permalink.

Leave a Reply