O Prémio Inovação para África 2014 anuncia um prémio no valor de 150.000 dólares a atribuir a soluções africanas inovadoras para desafios africanos

JOHANNESBURG, South-Africa, July 30, 2013/African Press Organization (APO)/ — A Fundação Inovação para África (AIF) anunciou a abertura de candidaturas para o Prémio Inovação para África (IPA) 2014 (http://www.innovationprizeforafrica.org). O prestigiado prémio, apresentado anualmente desde 2012, tem como objetivo encorajar as inovações que contribuem para o desenvolvimento sustentável de África. A candidatura vencedora será galardoada com um prémio de 100.000 dólares e dois prémios adicionais de 25.000 dólares cada. Os prémios serão distribuídos pelo concorrente autor de uma inovação com o melhor potencial empresarial e pelo concorrente detentor da inovação com melhor impacto social.

Logo: http://www.photos.apo-opa.com/plog-content/images/apo/logos/ipa.jpg

Num esforço de impulsionar o desenvolvimento direcionado para África, o IPA convida os empreendedores e inovadores africanos a proporem projetos que impulsionem o novo potencial africano de acordo com uma das cinco categorias, sendo elas: 1) agricultura e agronegócio; 2) ambiente, energia e água; 3) saúde e bem-estar; 4) aplicações de tecnologias da informação e da comunicação (TIC) e 5) indústrias de transformadoras e serviços.

“A equipa do IPA acredita que a melhor forma de construir a capacidade de África é investir na inovação e empreendedorismo local. Este prémio encoraja os africanos a desenvolverem formas criativas de ultrapassar os desafios diários”, afirmou o fundador da AIF, Jean-Claude Bastos de Morais.

O IPA 2013 foi atribuído à AgriProtein da África do Sul pela sua abordagem inovadora à reciclagem de nutrientes – um método que utiliza os desperdícios e as larvas de mosca para produzir ração animal natural. O prémio de 2013 também reconheceu dois vencedores adicionais pela sua contribuição para a inovação de África. Na categoria de potencial empresarial, Hassine Labaied e Anis Aouini da Saphon Energy (Tunísia) receberam 25.000 dólares pela criação de um conversor eólico sem hélices. Na categoria de impacto social, Sanoussi Diakite (Senegal) recebeu 25.000 dólares pelo desenvolvimento e distribuição de uma máquina a energia térmica que debulha 5 quilogramas de fonio (variante do painço) – um cereal importante e saudável do oeste africano – em apenas 8 minutos. Esta inovação aumenta a acessibilidade a uma nutritiva fonte alimentar básica africana e aborda os desafios associados ao seu consumo.

Com mais de 1350 candidaturas recebidas até à data, o IPA tem como objetivo apoiar os esforços africanos no desenvolvimento de novos produtos, aumento da eficiência e impulsionar a poupança no continente. O IPA também disponibiliza uma plataforma para os empreendedores africanos apresentarem as suas soluções a potenciais investidores e procurar parcerias para alargar os seus conceitos comercializáveis. As candidaturas apenas estão abertas a inovações de africanos e para africanos. Os africanos na diáspora também se podem candidatar se as suas inovações forem significativas para África.

O prazo limite de registo para o prémio de 2014 foi definido como sendo 31 de outubro de 2013. Para obter informações detalhadas sobre as categorias em competição, condições de entrada e procedimentos de submissão, por favor, visite www.innovationprizeforafrica.org e analise o convite detalhado de candidatura antes de se candidatar.

Distribuído por African Press Organization por the Innovation Prize for Africa (IPA).

Contactos

Deanna Petersen, Weber Shandwick

Phone + 27 79 702 8033

Email dpetersen@webershandwick.com

Pauline Mujawamariya, AIF

Phone + 41 44 515 5466

Email ipainfo@africaninnovation.org

Sobre o IPA

O Prémio Inovação para África (IPA) é uma iniciativa da Fundação Inovação para África (AIF). Este prémio mobiliza empreendedores e inovadores ao atribuir um prémio total de 150.000 dólares aos vencedores que concretizem soluções orientadas para o mercado destinadas ao desenvolvimento africano. O IPA homenageia e encoraja concretizações inovadoras que contribuam para o desenvolvimento de novos produtos, aumente a eficiência ou a poupança em África. O prémio também incentiva os investidores de capital privados, líderes governamentais e de desenvolvimento para investir em setores e construir um ambiente que incentive o crescimento económico de África. Para mais informações, visite: www.innovationprizeforafrica.org.

Sobre a AIF

A AIF apoia as inovações e outras iniciativas novas com potencial de contribuir para o desenvolvimento sustentável dos países africanos. Esta situação inclui o apoio a inovações desenvolvidas internamente, facilitando a transferência de tecnologia, bem como o apoio a outras plataformas que melhorem a troca de ideias e a colaboração entre pesquisadores, inventores, empreendedores, investidores e decisores políticos. A AIF também promove processos e procedimentos transparentes no setor público e combate a apropriação e dissipação ilegítima de recursos nos domínios privados e públicos. As áreas de atividade da AIF abrangem programas e projetos nos campos da: Inovação e acesso a tecnologias: Governação; Educação, cultura e saúde. Para mais informações, por favor, visite: http://www.africaninnovation.org

Powered by WPeMatico

Share
This entry was posted in African News. Bookmark the permalink.

Leave a Reply